Ética para um Jovem, Fernando Savater

Savater
ética
Título original: Ética Para Amador
Título em Portugal: Ética Para Um Jovem
Autor: Fernando Savater
Data de lançamento da 1ª edição: 1991
Edição: 17ª (5ª ed. na Dom Quixote) Janeiro de 2010
Design: Atelier Henrique Cayatte
Revisão: Susana Baeta
Paginação: Fotocompográfica
Impressão e acabamento: Guide -Artes Gráficas
Depósito legal nº: 288 937/09
ISBN: 978-972-20-2839-4

Tratando-se de um ensaio sobre ética, a obra é simultaneamente uma espécie de carta a seu filho, Amador, metaforicamente representando os jovens em geral, em que, sob o pretexto de explicar o significado do conceito de ética, Savater nos dá uma lição de vida que, transcendendo o público alegadamente sugerido no título, é proveitosa para todos.
Fernando Savater é um escritor e filósofo espanhol, catedrático de Ética na Universidade do País Basco. É uma figura pública de destaque na vida pública espanhola, não só pela sua actividade política no “¡Basta Ya!” (movimento de cidadãos contra o terrorismo) e como fundador do partido “Unión Progreso y Democracia”, mas também pelas suas crónicas no “El País”. Tem inúmeros livros publicados, alguns mais polémicos do que outros e é, muitas vezes, apresentado como filósofo. Ele, porém, prefere apresentar-se como Professor de Ética, mais propriamente, um educador.
Neta obra, o autor dirige-se ao seu filho, Amador, explicitando, com exemplos extraídos dos clássicos, o conceito de ética, fazendo-o questionar-se sobre o seu percurso de vida. Aconselha-o a confiar nele próprio e reflectir sobre a liberdade de opção e as consequências das decisões. “Ética para um Jovem” indica objectivamente o conteúdo da obra. Contudo o título original é bem mais sugestivo : “Ética para Amador”, jogando com o duplo sentido do destinatário mais imediato da obra: o filho do autor, e “amador” que é o jovem, aquele que ainda é aprendiz na arte de bem viver. Fernando Savater, numa linguagem simples e clara, através de personagens e casos quotidianos e fazendo relações com filósofos da Antiguidade como Aristóteles ou mais recentes como Erich Fromm, procura tornar-nos acessíveis conceitos como ética e moral, abordando temas como o que é certo e errado, bom ou mau, dignidade própria e do próximo, relações humanas, prazer, justiça e leis, entre outros. Os conceitos abordados são expostos num encadeamento lógico e exemplificativo, como se de um diálogo se tratasse. Proporciona uma leitura fácil e acessível a todos e a todos pode ajudar. Embora o título do livro seja “Ética para um Jovem”, poderia ser “Ética para Todos”, uma vez que o seu conteúdo pode ajudar jovens e adultos. Seria útil que fosse lido pelos nossos pais e professores porque os ajudaria a entender o nosso modo de pensar, as nossas dúvidas e anseios. É um livro que nos ajuda a viver melhor e a sermos melhores não só para os outros mas também para nós próprios. Ensina-nos a escolher o melhor caminho nas opções que temos que fazer no nosso percurso de vida. Os conceitos filosóficos são transmitidos duma forma simples e através de exemplos bem ilustrativos, numa linguagem acessível e cativante.

Diana Faria Leite, 11º B, 2010 ……………………………………………………………………….

About these ads

Sobre esaportugues2011

Professores de Português da Escola Secundária de Albufeira, no 25º aniversário da escola, voando nas asas da leitura pelo ciberespaço, o universo.
Esta entrada foi publicada em livros, recensão, Uncategorized. ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s